um estilo de vida: o nomadismo digital

O Nomadismo digital é um estilo de vida relativamente novo, consequência das facilidades inerentes à evolução das novas tecnologias. “O início do conceito está relacionado com duas dimensões. Por um lado, a portabilidade das máquinas existentes hoje em dia. Por outro, a facilidade do acesso à Internet.
Os nómadas digitais tendem a ser jovens que trabalham em áreas relacionadas com o design, a informática, as novas tecnologias de comunicação, a comunicação e o marketing. Tanto podem ser funcionários contratados como freelancers ou independentes, com múltiplos clientes para que possam obter rendimentos para viver.
Um dos muitos fatores que contribuiu para a criação deste novo estilo de vida foi a descida dos preços das passagens após a globalização. Os sites de busca e comparação de preços de passagens facilitam a procura do destino. Outro fator relevante foi o surgimento e a ascensão de profissões que não dependem de alocação física para se trabalhar, como por exemplo, design, programação, marketing ou criação de conteúdo.
Os nómadas digitais são pessoas que não possuem residência fixa, e passam a vida a viajar pelo mundo ao mesmo tempo que trabalham de forma remota.
São profissionais que levam ao pé da letra o ditado “home is where the Wi-Fi is”, ou “casa é onde o Wi-Fi está”.
O site Nomad List com bases de dados para nómadas digitais que classifica cidades no mundo de acordo com o “score nómada”, um índice baseado nas facilidades para este perfil profissional, é uma plataforma que os nómadas digitais devem consultar. Aspetos como o custo de vida, a velocidade de Internet e Wi-Fi grátis, as opções de entretenimento, a segurança, a disponibilidade de startups, o nível de inglês e a tolerância racial e de discurso, por exemplo, são tidos em conta para o cálculo do ranking.
Neste mês, Belgrado figura como a melhor cidade do mundo para nómadas digitais, com 4.32 pontos de um total de 5. De acordo com os relatos publicados na plataforma, o baixo custo de vida, boa conexão de Internet, entretenimento e a segurança, faz desta cidade o destino certo para se explorar e trabalhar ao mesmo tempo.
Lisboa aparece em 6º lugar na lista e Ponta Delgada é a outra cidade que aparece no top 50. Lisboa é vista como uma cidade onde é fácil fazer amigos e onde quase todos falam inglês, uma cidade com bons recursos de Internet mas peca por ser super povoada e por “quase toda a gente fumar”. Outras cidades populares na plataforma são Buenos Aires, Zagreb, Lima, Budapeste e Havana.
O quotidiano de um nómada digital pode parecer muito diferente de um trabalhador dito “comum”, em Portugal. Mas rege-se pelos mesmos objetivos: trabalhar no que se gosta, sustentar-se financeiramente e ser feliz. Aliado a esses objetivos, uma paixão: viajar e conhecer o Mundo.