O que comem as crianças de cinco continentes, numa semana?
O projeto DailyBread, do fotógrafo Gregg Segal, mostra de uma maneira incrível o que uma criança consome de alimentos durante uma semana.
Ao longo de dois anos, o norte-americano Gregg Segal retratou crianças de vários países na companhia dos alimentos que comeram durante uma semana.
Nice, França ©GREGG SEGAL
O projecto Daily Bread: What Kids Eat Around the World, que é também um fotolivro, convida à reflexão. Ao "representar a diversidade de dietas em cada lugar", Gregg Segal coloca em evidência as diferenças e sublinha as semelhanças na alimentação de crianças oriundas dos cinco continentes.
O que determina a alimentação de cada criança?
A sua herança cultural?
O poder de compra dos seus pais?
O estilo de vida rural ou urbano?
Segundo Gregg Segal, não existe uniformidade entre os vários países que visitou. Se, por um lado, “nos Estados Unidos, são os mais pobres os maiores consumidores de junk food”, por outro, “em países em desenvolvimento, como a Índia, esse tipo de alimentação não está ao alcance dos mais pobres”. Nas áreas urbanas dos países em desenvolvimento, esse consumo é mesmo um sinal de riqueza e estatuto social, devido ao custo médio de cada refeição – o preço de uma pizza pode chegar aos 13 dólares, valor “que está muito além daquilo que podem pagar famílias de classe média ou baixa”.
California, EUA - ©GREGG SEGAL
Kuala Lumpur, Malasia - ©GREGG SEGAL
Mato Grosso, Brasil - ©GREGG SEGAL
Sicília, Itália - ©GREGG SEGAL
Dakar, Senegal - ©GREGG SEGAL