Já podemos visitar Zoos, oceanários e fluviários
Quase dois meses depois de ter fechado as portas o Jardim Zoológico de Lisboa reabre hoje ao público
No mês de março os jardins e parques zoológicos fecharam as portas devido ao plano de contingência da situação epidemiológica da Covid-19.Alguns destes espaços abriram mais janelas para todo o mundo através das novas tecnologias. É o caso do Zoo de Lisboa, que em dois meses reinventou-se e marcou presença na vida de famílias, alunos e professores, através de conteúdos nas mais diversas plataformas, e nem a sempre tão esperada “Caça ao ovo da Páscoa” deixou de acontecer.No passado dia 30 de abril, o Governo declarou a situação de calamidade em todo o território nacional até às 23:59h do dia 17 de maio de 2020, sem prejuízo de prorrogação ou modificação na medida em que a evolução da situação epidemiológica o justificar. O regime da situação de calamidade estabelece medidas excecionais e temporárias de resposta à epidemia SARS -CoV -2 e à doença COVID -19, como seja a definição do confinamento obrigatório e quais são as deslocações autorizadas.
Entre as deslocações autorizadas durante o estado de calamidade, destacam-se as deslocações para visitas a jardins zoológicos, oceanários, fluviários e afins.
Na sexta-feira, dia 8 de maio, e quase dois meses depois do fecho, o Jardim Zoológico abre novamente as suas portas aos visitantes. O mesmo Zoo de sempre e da memória de todos, mas com regras diferentes.
O Zoo informa que até agora, correspondeu sempre às diretrizes emanadas pela Direção Geral de Saúde, implementando as regras de segurança e higiene recomendadas e que, no processo de reabertura, as mesmas recomendações serão tidas em conta e aplicadas às diferentes situações vividas no parque.